(Jeferson Henrique Cidreira)
A Máquina Extraviada
No decorrer dos séculos, no longo processo histórico-social que a humanidade sofreu e ainda sofre, vemos que muitas “maquinas” se extraviaram nesse longo tempo em questão.
“Maquinas” incorruptíveis, no pensamento humano, ou melhor, no pensar do homem, muitas dessas “maquinas” eram tidas como elementos que nunca cairiam no descaso ou no desuso, eram tidas como verdades absolutas, porém muitas dessas “máquinas” caíram, não passam mais de velhas teorias que foram “engolidas” ou apagadas por novas verdades, novas teorias.
Isso fez com que muitos homens que as tinham como uma “religião” ou cartilha-social para o uso em suas vidas, ficassem perdidos, desorientados em mundo que achavam que já estava construído e pronto, não sujeito a mudanças, e estes, ou muitos destes, ficaram tão extraviados quanto suas máquinas, estaguinando num mundo não estático, num mundo onde novas máquinas surgem em milhares, em segundos.
Portanto, o homem não deve ter esse apego a estas “máquinas”, que não são eternas. Mas sim deve esta sujeito a mudanças para que este não se perca num mundo e fique alienado ao seu próprio atraso, por não ter uma mentalidade de sensível as mudanças.
______________________________________________________
Jornal Ferro Velho
Caro leitor;
Pau dos ferros na modernidade.
Com a chegada da nova máquina do tempo pau dos ferros no final do semestre, a cidade está em festa, esta sendo anunciado que ela está bem próximo do campo de futebol. E todos os moradores querem saber como ela funciona, e quando eles podem começar a dar o primeiro passeio pelo temp. Desde o aparecimento da maquina vem crescendo o investimento na área turística. A noticia se espalhou nas cidades vizinhas e os moradores estão se deslocando para conhecer a nova atração.
GRUPO 1 REPORTAGEM
Selma
Gleyce
Terezinha
Ângela
______________________________________________________
POEMA
A máquina Extraviada
Chegou em minha cidade
Uma máquina diferente
Que deixou no primeiro momento
O povo atônito e muito contente.
A máquina era grande e interessante
Causando curiosidade constante
O que deixou o vigário muito intrigante.
A criançada nela subia e descia
Os candidatos seus comícios ali fazia
O prefeito dela nada sabia
Mas por preço nenhum vendia.
A prefeitura um funcionário logo arrumou
Que com zelo assim conhecia
Que esse fato ele bem fazia.
A máquina se tornou monumento municipal
Que esse fato ele bem fazia.
A máquina se tornou monumento municipal
Tornando ponto turístico estadual.
2_Equipe:
Marlene
Christian
Inês
Gislaine
________________________________________________________________________________
As Crianças do Brasil
No Brasil são adotadas leis muito rígidas com relação as crianças como o ECA (Estatuto da Criança e adolescente) que assegura direitos e deveres dos mesmos. Pois, até pouco tempo, as nossas crianças viviam explicitamente expostas a todo tipo de exploração, inclusive ao trabalho infantil.
Porém apesar da rigidez das leis, ainda encontramos menores sendo explorados em minas de carvão, canaviais, olarias, entre outros.
Nossas crianças tem o direito de brincar, estudar, de crescer livre e tornar-se adulto, preparando-se para o trabalho e esse direito deve ser assegurado pelos governantes.
Os programas sociais do governo amenizam a fome e suprem algumas necessidades, mas tira a dignidade do cidadão, os brasileiros precisam de oportunidades de estudo e emprego, para vencer com seus próprios méritos. Assim nunca mais utilizaremos o termos “criança que sofre”.
Equipe:
Christian
Gislaine
Marlene
Ângela